Então é natal e o que você fez? o ano term chegamos naquela época linda do ano em que todas as pessoas ficam bondosas, repassam o ano tentando lembrar onde foram boas e onde as outras foram ruins com elas. Aquele momento lindo em que eu faço meu login na Last.fm e visito todas as lamúrias e alegrias do ano que concomitantemente se arrastou e passou voando.
A ideia era fazer exatamente como no ano passado e colocar aqui as músicas/bandas/ábuns do ano inteiro, no entanto, por ter mudado radicalmente alguns aspectos da vida nos últimos 5 meses, achei que colocar os meses anteriores seria injusto [e idêntico ao ano passado, néam?]. Como não existe a opção "5 meses" no site, tô catando a lista dos 3 últimos meses, porque é deles que eu quero me lembrar.
Então, no top 10 dos artistas mais rodados estão:
10. Explosions In The Sky - meus queridinhos do Texas, cheios das músicas que me enchem duma caralhada de sentimentos diferentes.09. John Frusciante - meu marido. Pra ele, casa, comida, roupa lavada, sexo selvagem e cafuné naquele cabelo sujo e desgrenhado. Amor, meusa, o mais puro e verdadeiro amor, conquistado com melodias lindas e backing vocals matadores. Beijo, Johnny, tô com a janta pronta, só te esperando!08. Toe - os nossos japoneses são setecentas mil, novecentas e trinta e nove vezes mais fodas que os japoneses dos outros. [Isso foi contado com a ajuda de um metrônomo]07. Jeff Buckley - se fosse vivo, teria que me dividir com o John. Surgiu na minha vida quando tudo era caos, cantou Lover, You Should've Come Over, deu uma piscadinha e me ganhou. Morreu cantando Zeppelin, gente. Há que se ter respeito.06. Macaco Bong - power trio cuiabano que vai dominar o mundo. Vou me abster de falar mais sobre eles pra vocês não acharem que tô puxando saco dos brasileiros e tal. [fodas pa-ra-ca-ra-lho e eu vi um show de pertinho, com o pé no palco, bëyjoks]05. Mogwai - ~meus~ pais do post rock.A banda que ainda vai me matar de susto, os caras, os fodas, o amô escocês.04. Lenine - coisinha linda e simpática que o Nordeste nos deu de presente. O galego tem as manhas de misturar rock, baião e mpb sem errar nas proporções. Ele tem música com som de cigarra e me fez gostar dela, o que só pode significar uma coisa: fodisse.03. Library Tapes - o ítem mais novo dessa lista me foi recomendado da seguinte forma: "ouça qualquer música da banda", assim eu fiz e não me arrependo nadinha. Música linda, música boa, prestenção.02. Chet Baker - foi jogado na minha cara depois de anos sem receber minha atenção. Voz mansa, trompete bacana, letras bonitas e um monte de sentimento no background.01. Jorge Drexler - dotô, vem auscultar meu peito, porfa. Antes que vocês pensem que ele está aqui só pela barba, entendam que a voz macia, as letras, parcerias bacanas e trocentas músicas boas são o ponto alto do pacote. A barba e o sotaque são brindes. :D
Vamos então aos álbuns mais executados. Não sei exatamente como o site os conta, mas acho que não é necessário que ele toque inteiro. Tô nem aí, vou listar assim mesmo.
10. Verdão e Verdinho, do Macaco Bong - o EP novo dos meninos tem 3 músicas que já chegaram metendo o pé nas portas do meu coração. Todas ama.09. Rock Action, do Mogwai - vem cá: comprei esse disco por 10 reais, ou algo assim e cinco das oito faixas do disco me levam prum lugar melhor. Amor prensado.08. Feelings For Something Lost, do Liibrary Tapes – coisa linda, coisa fina, coisa pra se ouvir com a luz do quarto apagada, sorrindo meio de lado.06. Fragment, também do Library Tapes - esse foi o meu preferido. É de uma delicadeza tocante. [e eu me sinto muito bissinha falando assim, mas é isso.]05. Chão, do Lenine - esse aí é o que tem passarinho, cigarra e poema musicado do Guimarães Rosa. Delícia.04. O Retrato Do Artista Quando Pede, do Duo Moviola - essa galera me foi mostrada recentemente e eu peguei amô logo de cara! Ouve aí Cinestar e Mal de Percussion.03. Artista Igual a Pedreiro, do Macaco Bong - Esse disco é copo de água fresca quando se chega da rua num dia quente. É chocolate com conhaque em noite fria. E vou parar por aqui, pra não espantar vocês com as outras analogias que tenho aqui na cabeça. :D01. Eco, ambos do Drexler. Como se pode observar, cantei muito em ~castechano~ esses últimos meses. Drexler faz música bonita, agradável e boa pra vários momentos. Beso pra ele!
Agora a parte que mostra um pouquinho da face ~psico~, da falta de bom senso e do quanto eu repito músicas na vida. [Começo com o número 11, porque eu sou parcial e pelo menos aqui quem manda sou eu. :D]
11. White Noise, do Mogwai - na minhahumildeopinião é a melhor música do Hardcore Will Never Die, But You Will.08. I Get Along Without You Very Well, do Chet Baker - escuta isso e me diz se não é a delicadeza musicada. Não é raro acordar com ela na cabeça.03. We All Fall In Love Sometimes, do Buckley - na verdade é do Elton John, mas nosso amigo Jeff fez a gentileza de deixá-la mais bonita. Desde que sonhei com ela, em outubro - e não a escutava havia muito tempo -, a danadinha não sai da minha cabeça. Painting worried faces with a smile. :)02. La Trama Y El Desenlace, do Drexler - resume o que eu ando praticando e, sim, por isso a tenho escutado com tanta frequência. Amar la trama más que al desenlace.01. I Fall In Love Too Easily, do Chet Baker - pura viadagem da minha parte, mas volto na delicadeza da burrice que ele afirma ter, nesse trompete que quer me levar e-- parei. É linda e pronto.
Esse é um belo resumo musical dos meus últimos meses. Tudo que tá cinza é link e vou deixar o post na lateral, junto com o do ano passado. Tem um bocado de coisa boa aí, vai escutar. :)
@heitordelima · 693 weeks ago
Tou ouvindo as suas músicas aqui. Comecei por Toe, muito bons os arranjos deles. Me lembra um pouco de longe Porcupine Tree (sei lá pq) só que menos down e menos pesado.
Isadora · 692 weeks ago
Juliana · 692 weeks ago
Mas enfim, de todos artistas citados aí na sua retrospectiva, o meu preferido é o explosiooons!
Gosto muito!!!.
De qualquer maneira, adorei aqui,
um beijo
Nat · 691 weeks ago
Carla · 406 weeks ago