Eu tenho um amor por limão, sabe? Houve uma época em que colocávamos [minha irmã e eu] limão no caldo de feijão. Pode ser que fosse só pra rimar, o fato é que hoje só faço isso se ninguém estiver vendo.
Tal amor se extende a produtos de limão e, a não ser por algumas bizarrices, gosto de produtos limonados [oi?]. Aí, vejam bem, estava passando ali na Patrícia pra conferir qual seria minha vontade dessa vez [sim, porque sempre saio de lá com vontade de comer alguma coisa] e no meio da receita tinha um link, que deveria ser para ilustrar a forma de enrolar a massa, mas... Não consigo descrever o fascínio que essa receita me causou. Biscoito amanteigado de limão, que não precisa ser sovado, todinho feito na batedeira. Era a glória! Ou, pelo menos, meus punhos podres acharam isso.
Hoje fui fazer alfajores e lembrei do biscoito de limão, que, OLHA, são provavelmente os melhores que já fiz. Quiçá os melhores que já comi. E são assim:
- 150 g de manteiga sem sal, em temperatura ambiente
- 1 xícara de açúcar de confeiteiro
- Raspas de 2 limões
- 2 colheres [sopa] de suco de limão
- 1 colher de extrato de baunilha [usei essência, porque... né? =( ]
- 1 xícara + 3/4 + 2 colheres [sopa] de farinha de trigo [essa foi a medida mais estranha que já vi na vida]
- 2 colheres [sopa] de amido de milho
- 1/4 de colher [sopa] de sal coarse [seguinte: eu já tava preparando o biscoito e isso havia escapado à minha atenção. Pesquisinha rápida e vi que era uma vibe kosher, de grãos um pouco maiores e sem o iodo do sal de cozinha, o único sal que eu tinha em casa. Coloquei um pouquinho menos do que a receita pedia e parece não ter dado errado]
Coloque a manteiga e 2/3 do açúcar na tigela da batedeira e bata até virar um creme fofo e clarinho [eu recomendo misturar antes, pro açúcar não cobrir a cozinha toda. Adicione a baunilha, as raspas e o suco de limão e bata novamente, até afofar de novo.
Misture em outra tigela a farinha, o amido de milho e o sal. Vá adicionando aos poucos à mistura na batedeira, sem parar de bater, até homogeneizar.
Divida a massa em duas partes. Abra um pedaço de papel manteiga e, sobre cada um faça um rolinho que caiba dentro de um rolo de papel alumínio [oi, preguiça de converter medidas]. A massa deve ser enrolada no papel manteiga [do jeito que a Martha ensina lá no vídeo] e posteriormente alocada dentro do tubinho de papelão. Este deve ir para a geladeira e lá ficar por pelo menos uma hora. Idem para o outro rolo. [Eu estava sem papel-manteiga, o que dificultaria fazer o rolão, então dividi a massa em 4 pedaços e fiz cobrinhas mais finas, enrolei bem em filme plástico e levei à geladeira.]
Pré-aqueça o forno.
Tire os rolinhos das embalagens e corte-os em lindas rodelinhas de 0,5 cm de altura e coloque-os em forma [cobri com papel alumínio. Era muita coisa pra assar hoje e nem a pau que eu ia ficar lavando assadeira] e manda ver pro forno. [Deixei na temperatura mínima, porque é o meu jeitinho.]
Asse os biscoitinhos até que dourem levemente, por aproximadamente 13 minutos [os meus demoraram mais e eu os virei na forma, pra ficarem lindos dos dois lados]
Coloque num saco plástico limpo o restante do açúcar. Enquanto os biscoitos ainda estiverem mornos, coloque-os dentro do saco e sacuda levemente, para cobrí-los com o açúcar. Eu usei uma vasilha pra isso e foi tranquilo.
5 comentários:
Eu também sempre coloco limão em tudo. Teve uma época que eu sempre colocava limão no molho do macarrão e ficava uma delícia, pena que ninguém sabia apreciar essa maravilha =/ E esses biscoitos parecem incríveis!
Ai, como vc escreve gostoso! Delícia de ler!
Eu sou totalmente limonada, uma coisa surreal. Estes meltaways da Martha são fantásticos, sim, já os fiz com o limão siciliano, hum!
Ah, sempre que vc vir coarse salt, kosher salt ou sea salt (às vezes aparece até a marca, Maldon), substitua por sal comum sempre usando metade da quantidade indicada na receita.
Beijo, querida!
Tive uma fase revolts, na adolescência (claro!), em que detestava limão. Agora, adoro! E este post, com este texto tão gostoso, essas músicas refrescantes e essa foto ilustrativa tão cheia de sabor. Nham nham! Amei!
Nada melhor do que limão. Amo demais!
não harmonizo com papel manteiga e esperar o negocin ficar na geladeira.
nem sei porque, mas não é de mim.
namorado adora limão, sei fazer bolo de limão *-*
e musse de limão :D
êeeeeee!
Postar um comentário