Páginas

.
.
.
.
.

terça-feira, 22 de dezembro de 2009

do natal

 

Olha só:  Ao contrário da maioria das pessoas, ou do que elas proclamam aos quatro ventos, eu gosto do natal.

Gosto mesmo.
Da coisa toda, sabe? Minha mãe deixa a casa toda bonitinha, pendura uns papais noéis mulambos nas portas, um monte de presentes debaixo da árvore toda enfeitadinha e nas duas semanas que antecedem a data a casa tem cheiro permanente de doce gostoso. Quer dizer... o cheiro varia. De manhã é dos doces que a véia faz e, à noite, dos que eu faço. 
Gosto de ajudar a preparar a ceia, de ficar perto das crianças na hora de abrir os presentes [a propósito, minha afilhada pediu, na carta pro Papai Noel, uma boneca pretinha. Comofazprapararderir? hahaha], é sensacional observar as reações delas. Até algumas das infames visitas de natal são boas... tenho uma tia que só consigo ver nessa época e, verdade verdadeira, eu realmente espero a hora de ir lá, é invariavelmente agradável.

Tô cansada de saber da chatice que é quando as pessoas derrepentemente [quá?] ficam legais e passam a amar o próximo e o distante. Essa parte me irrita francamente. E ouvir "Feliz natal!" a cada três minutos, dito de forma automática, por gente nunca dantes vistas nessa vida. Ok, isso beira o ridículo, assim como o formigueiro que viram o centro da cidade, shoppings, galerias e qualquer local que possua algum tipo de comércio. Mas vai... ganhar presente é bom. O damasco fica mais barato agora e, convenhamos, damasco mais barato é a alegria da existência de uma pessoa [se tiver Nutella, então...], junto com ter ouvido Molejão na infância, claro. [Tadsh, te dedico] Além do mais, nectarina. Eu moro numa região onde só se vê nectarina do fim de novembro ao início de janeiro e, oi?, é uma das minhas frutas preferidas. Chester. Cheiro de pinheiro em lugares aleatórios. A cara da minha mãe quando diz do destinatário de um presente "Fulano vai gostar, né?". Por que raios eu não me sentiria bem?


Escrevendo, me ocorreu que natal é basicamente sabor e cheiro pra mim. Não muito diferente do resto do ano, em que mexericas, pitangas ou morangos fazem meus olhos e narizes nariz felizes pela profusão de cores e perfumes ao redor. Mas com cheiros especiais. 

A verdade é que eu desejo pra quase todo mundo um natal bem bontinho, com comidas que agradem, cheiros que tragam alguma lembrança boa, presentinhos bacanas, bebida gelada e uns abraços reconfortantes.

Vai me processar?

10 comentários:

mariane disse...

eu curto natal tb, mas acho que nao tanto qto a maioria das pessoas.

Camila disse...

O Natal é recheado de boas lembranças. Pra mim é o que tá valendo...

Beijos daqui e Feliz Natal!

Cachorro de 3 pernas disse...

Nectarina é o mesmo que melocotones? (não posso não rir pensando em melocotones..huhuh)

Tati disse...

Eu gostava mais de natal quando era pequena, depois desencantei e agora que *tem criança em casa* voltei a gostar. Eu acho que esses rituais todos não fazem muito sentido se não tiver criança no meio, elas que dão a emoção da coisa toda!!! A única coisa que não gosto do natal é isso que tentam impor, que a gente tem que comprar muito, tem que se matar em shopping e etc. Prá mim natal não é isso. É a festa, a comida e a criançada ficando doida esperando o tio Paulo chegar vestido de Papai Noel. aheuaheuahea... E, oh, arrazol na trilha sonora do post ;o)

beijos e feliz natal, de coração, com todas as coisas boas que a data representa!!

Joyce Pfrimer disse...

Apesar dos meus últimos natais terem sido datas tristes, eu tb gosto do natal...eu sou uma pessoa muito emotiva e quer data mais emotiva? E tudo é tão lindo, gostoso e cheiroso, as pessoas se amam mais parece.

Que tudo fique mais bonito pra gente mayrocas! vc merece tanto qt eu!

beijoca!

solin disse...

chamar mamãe de véia?? oÔ

Traduz p mim nectarina (se é que há uma tradução p "paraibanês"). eu não conheço não.

Saber aproveitar o lado bom das coisas/vida, parece ser um bom caminho. Essa coisa comercial, Feliz natal, papai noel, espírito natalino é REALMENTE UM SACO (maior q o de papai noel)!

E nada desmancha a magia da oportunidade de estar com a família.

Beijooo

Nathie disse...

Eu também gosto de algumas particularidades natalinas... e toda essa parte que enche o saco, a gente compensa depois com aquela comilança,família reunida, presentes legais e desejos sinceros. Rá!

Mas então d. Mayra,
fica meu voto [sincero!] pra um natal cheio de coisas gostosas e felizes!

Anônimo disse...

Estou chegando à conclusão que o natal é um feriado feminino. Praticamente tudo o que você descreveu tem a ver com coisas que só as mulheres reparam, com exceção dos presentes, mas julgando que as coisas que me agradam custam caro demais pra outra pessoa dar elas pra mim, o natal perdeu o sentido.

Pelo menos tem cerveja por conta, oh yeah!

Anônimo disse...

Não precessar nao, rsrs

Mas eu não vejo isso no natal... fui criada sem essas coisas...

Minha mãe nunca decorou nem deixou a gente decorar a casa pro natal, e papai se dizia neutrto, tanto faz como tanto fez rs...

Bom qto aos parentes sei la depois que minha avo mudou-se as coisas mudaram e ningm mais vizita ningm.

Na verdade senti invejinha do teu natal rsrs

pq o meu aki écomemorado como um feriado tipo 1º de maio, rsrs não fazemos nada!

Feliz ano novo!

Bjins

Aproveita tua Seattle serrana =*

uma leitora disse...

Oi :D
Grande ano pra você, menina!

Bjo
Berenice