Páginas

.
.
.
.
.

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

das retrospectivas musicais



Seguindo ideia [e com a devida permissão] da Luana, do musicmoon, será feita aqui uma lista e posterior análise dos 10 artistas, 10 álbuns e 10 músicas mais ouvidas nos últimos 12 meses, segundo nossa queridinha Last.fm. Nada fugiu muito do que se espera de mim e do meu gosto musical. Eu acho. 
Tendo sido um ano bastante introspectivo, Post Rock foi o rei e os grunges que me acompanham há muito tão lá, fazendo bonito.

Entonces passemos aos 10 artistas mais tocados de 2010:

10. Toe. Post rock japonês absolutamente fantástico. Amor à primeira audição.
09. Silverchair. Meninadinha australiana que já era boa quando tinha 16 aninhos e precisava da mãe pra fazer show no exterior. Cresceram e tão aí, coisa lydna.
08. Radiohead. Seja um melancólico introspectivo mais cool e sagaz com eles. Nem precisa de descrição.
07. Modest Mouse. Banda barulhenta, caótica e genial. Isaac Brock me parece um exemplo clássico de nerd que queria ter uma banda. Ele tem duas.
06. Pearl Jam. Amorzinho da mamãe, beijos.
05. September Malevolence. Essa me foi sugerida pela própria Last.fm e veio como uma paulada na cabeça. No melhor sentido.
04. Explosions In The Sky. Sei nem como é que vive sem eles.
03. John Frusciante, esse louco desgrenhado. Amor, amor, amor. Coisa linda, fazedor de alguns dos melhores côveres da vida. 
02. Moby. Carequinha mais coisafofa, simpático e competente. Melhor show de 2010 e me custou 13 míseros dinheiros. Agradecimentos ao aniversário de Brasília, que possibilitou tamanha delícia, lembrar-me-ei desta noite com um calorzinho bom.
01. Mogwai. A banda que me fissurou em post-rock, a música que me faz sentir bem, mesmo quando tô mal, os monstrinhos fazedores de discos fodas.


Os álbuns mais rodados em 2010:

10. Good News For People Who Love Bad News, do Modest Mouse. Tem três músicas de que gosto tanto, tanto, que me fazem ouvir o CD todo.
09. Those Who Tell The Truth Shall Die, Those Who Tell The Truth Shall Live Forever, do Explosions. O tamanho título do CD é proporcional à sua qualidade.
08. We Were Dead Before The Ship Even Sank, do Modest Mouse. Deve ser o disco menos barulhento e mais cheio de músicas preferidas da banda.
07. The Earth Is Not A Cold Dead Place, do Explosions. O disco tem 5 músicas e contém 4 das minhas favoritas deles. Quer mais?
06. Happy Songs For Happy People, do Mogwai. Título quase irônico, mas é meio assim que me sinto quando o ouço.
05. By The Way, do Red Hot Chili Peppers. Te desafio a achar UMA música ruim nesse disco. Ando pelada [no quintal de casa], se alguém achar.
04. How Strange, Innocence, do Explosions. Mais um! Primeiro álbum da banda, que chegou chutando a porta do meu coração!
03. Mr. Beast, do Mogwai. Sou quase capaz de dizer que esse é o preferido, mas tenho medo de os outros fiquem com ciuminho. Sem contar que o Rock Action também tem meu coração e-- 
02. After This Darkness, There's A Next, do September Malevolence. A primeira música que ouvi é desse disco e ele todo é fantástico. Mas eu sou suspeita pra falar.
01. Wait for me, do Moby. Vou explicar esse com um número: MIL, SETECENTOS E SESSENTA E UM. E o ano ainda tem mais 17 dias. 

Canções mais executadas de 2010 [cada um deverá tentar entender pela audição. Explicar uma música é algo muito maior que minha pretensa habilidade com as palavras] :

10. Auto Rock, Mogwai.
09. Blame It On The Tetons, Modest Mouse.
08. Little Motel, Modest Mouse.
07. World Upon Your Shoulders, Silverchair.
06. Travel Is Dangerous, Mogwai.
05. Acid Food, Mogwai.
04. The World At Large, Modest mouse.
03. Glasgow Mega-Snake, Mogwai.
02. Who Watches The Watchmen?, September Malevolence.
01. Friend Of The Night, Mogwai.


Como eu disse, nenhuma surpresa pra mim. Afinal era eu quem estava ouvindo isso tudo.
Mas há um detalhe interessante: eu larguei a Last.fm naquela época em que começou a ser paga, voltei a usar, pelo escrumbilho, em outubro do ano passado e esse ano fiquei uns 4 meses sem usar. Os resultados poderiam ser mais confiáveis. :)

Luana, obrigada por me deixar usar sua ideia. =D

4 comentários:

[balbie madeleine] disse...

Boas dicas de música... Além disso vou prestar mais atenção nos meus top 10 no Last.fm

Anônimo disse...

Capaz! Fica à vontade! A tua ficou bem melhor que a minha, aliás. Percebi que, mesmo formada em Música (ou talvez justamente por causa disso), eu não sei falar sobre ou explicar música. Engraçado. Triste, também. Sei lá :)

Alana Ávila disse...

tai que não faço a minima do que a senhorita falou.
ahahahha

não entro em sites about musica '-'
e não entro em sites pagos.
oi?

de tudo ai..silverchaaaair :D
beijo na infancia/adolescencia problemática
ahahahahahahah



ps: adorei a trilha sonora do post abaixo.
sim, comentei na postagem errada, dessa vez foi por querer ;D

Anônimo disse...

Acho a ideia de lista pelo last.fm perfeita. Se fossemos ver a minha também ficaria em coisas muito óbvias.

Um adendo, acho ótimo achar outra pessoa que conheça/goste de Modest Mouse por que eu muito me sinto a única no Brasil a conhecê-los (ó o exagero, hahaha)

Tem algumas coisas da sua lista que eu não conheço, mas como adoro coisa novas vou procurar escutar um pouco.

=))