Páginas

.
.
.
.
.

domingo, 26 de dezembro de 2010

dos fakes




Das infinitas várias coisas que eu gosto de comer, cheesecakes e similares estão entre os mais mais. Ganhei uma geléia caseira muito infinitamente deliciosa de amoras e ,de cara, pensei em misturar a uma de morango, também caseira, e fazer um cheesefake - que é o meu cheesecake, só que com ricota.
Andando no mundo, lembrei de umas cerejas que vi no mercado, corri lá, comprei e resolvi acrescentar à ideia da torta, que foi tomando uma forma bem interessante na minha cabeça. Tentei lembrar das receitas que já usei, fui na mira e, fazendo as mudanças que achei adequadas, cheguei nisso aqui:

Cheesefake de frutas
massa:
175 g [1 pacote] de biscoito tipo maisena;
1 colher bem cheia de manteiga em temperatura ambiente

creme:
150 g de cream cheese [1 pote]
260 g de coalhada [2 potinhos] 
1 lata de leite condensado
80 mL de leite
400 g de ricota 
1 colher [sopa] de essência de baunilha

cobertura:
200 g de geléia de amora
400 g de geléia de morango + cereja 
[eu fui bem exageradona com a geléia. pessoas normais podem maneirar um pouquinho, se quiserem]

Faça a massa processando o biscoito e misturando à manteiga até virar uma farofinha. Forre fundo [e laterais, dependendo do tamanho] de um refratário e reserve. 

Acenda o forno e deixe-o lá se aquecendo, bem quentinho.

O creme: Corte a ricota em tiras ou cubinhos. No líquido-de-ficador bata os outros ingredientes e vá acrescentando a ricota aos poucos - se for muito rápido, pode da POBREMA com a hélice (?). Despeje GENTILMENTE esse creme sobre a massa e leve ao forno até ficar firme e começar a dourar as bordas - uns 20 minutinhos, mais ou menos.
Retire do forno e deixe esfriar completamente.

Cobertura: Como eu disse, a geléia de amoras foi ganhada, mas o esquema para fazê-la não difere da outra. Apenas foram acrescentadas canela em pó [uma pitadinha] e um pouquinho de raspas de casca de limão. 
A de morango e cereja foi feita assim:
1 caixa de morangos;
1 pacote de cerejas frescas isso deve dar uns 400 gramas, mais ou menos;
4 colheres de açúcar cristal;
1 colher de café de essência de baunilha.
Retire as sementes das cerejas e corte-as. Corte os morangos também. 
Coloque numa panela de fundo grosso com o açúcar e a baunilha e leve ao fogo, sempre baixo, mexendo de vez em quando, apenas para não grudar nas laterais da panela. Cozinhei apenas até as frutas ficarem macias e não deixei a calda secar completamente.
Observem que eu não gosto de geléia muito doce, então o açúcar é só pra rolar a caldinha e a conservação.  
Caso use, como eu fiz, mais de uma geléia, aqueça-as, para que se misturem melhor e, depois de frias novamente, cubra o creme  ricota. 


Sirva gelada, se conseguir esperar. :)





*Fiz duas travessas de aproximadamente 20X10 cm. Forrei fundo e laterais de uma, mas de outra, só o fundo. O creme  e a geléia foram suficientes para as duas tortas terem camadas generosas.  
Tô encantada com o resultado e minha modéstia foi pro ralo quando comi o primeiro pedaço. =P



2 comentários:

Fabi disse...

Eu sempre visito, mas quando 'tô com fome, pulo a parte das receitas, que é pra evitar morder o mouse.

Tati disse...

Que sonho.... Cereja e morango é bom demais, juntos então.... Será que consigo fazer esta receita? =P