Páginas

.
.
.
.
.

sábado, 6 de agosto de 2011

dos tios




Hoje eu vi uma foto que o Rafa, pai do coisinha linha Miguel, tirou do bebê com o tio. À foto ele adicionou uma legenda:

Para que servem os tios? ;)

Vi, achei fofo e fiquei pensando pra que servem os meus tios. Com quatro dos vários que eu tenho, a convivência sempre foi muito próxima e o relacionamento que tenho com cada um deles é muito distinta. De qualquer forma, consigo separar em dois pares, selecionados por idade. Tem os mais velhos e os mais novos. Com os mais velhos a relação é quase como a de pai, com direito a a ciúme besta, cara feia porque a saia é muito pequena e o decote é grande demais, ligações pra ajudar a resolver problemas, intervenções, visitinhas no meio do expediente pra levar um chocolate e coisas do gênero. Com os mais novos o esquema é de serem meus imãos mais velhos. Ensinaram a andar de bicicleta e a jogar vídeo game, emprestaram as pecinhas de Lego [e pegavam todas que eu ia perdendo dos meus próprios kits etc e tal], buscaram em festa, deram conselho sentimental, implicaram com o barulho, assistiram a desenhos animados, montaram quebra-cabeça e hoje eu cuido dos filhos deles exatamente como fizeram comigo e com a minha irmã quando éramos as crianças de casa. Excetuando-se talvez aquele episódio de colocarem uma pobre bebezinha de nove meses de vida num carrinho de rolimã. Mamãe disse que isso explica muita coisa sobre mim. 
Algumas das coisas divertidas de que me lembro e que me contam sobre a minha infância tem muito a ver com eles. Fosse um passeio meio escondido de moto, ou aprender a assar queijo meia-cura na chama do fogão sem receber bronca por ter sujado tudo, até as zoações eternas por coisas que eu disse quando tinha, sei lá, 3 anos de idade, tem muito dos meninos. Acho interessante ver como as coisas se seguem e vez por outra imagino que essas crianças de quem eu cuido hoje podem, quem sabe, um dia cuidar da nova leva, com os banhos de mangueira, a sessões de cócegas e os passeios no parque. E as broncas.


Tio serve prum monte de coisas. ^^