Páginas

.
.
.
.
.

quarta-feira, 12 de junho de 2013

das palavras que puxam música




Eu costumo dizer que minha memória é tão terrível pras coisas do dia a dia e pra fórmulas porque está completamente ocupada por roupas que eu usei em momentos já perdidos no tempo, em coisas que me disseram, vergonhas que passei e músicas. Muitas músicas. Nomes e letras. Versões diferentes. Simplesmente não há espaço pra coisas fúteis como os valores de fator de correção, fórmula de Baskhara, ou tirar a roupa da secadora assim que ela se desliga. 
Daí que sempre rolam umas palavras que me fazem lembrar de músicas. Visto que ouço muita música cantada em inglês e, lá nos primórdios, foram elas que me ajudaram a aprender a língua, sofro um probleminha atualmente: eu dou aulas de inglês. Nessas aulas, obviamente, preciso ensinar vocabulário, que tá sempre cheio das palavras e expressões que me lembram músicas e eu fico com algumas na cabeça pra sempre. Era ainda melhor quando eu dava aula pra duas turmas do mesmo livro e trabalhava a palavra, às vezes, por duas semanas seguidas. Hoje foi a expressão "the first step is the hardest" e eu comecei a bater a perna feito um bêbado com a mola estragada e cantei You Might Die Trying até o refrão, porque não conseguia lembrar o título da música. Semana passada teve "suspicious", eu cantava mentalmente e uma aluna mandou: 
_Nossa, tem uma música com isso, não tem? Suspicious... suspicious...
_Tem. Suspicious Mind

Numa eu tive que explicar "at large" e cantei The World At Large, falei de "worried mind" em duas aulas,  numa lembrei de Since I've Been Loving You, na outra, de Layla. Bom, Alive só me lembra Pearl Jam; Feeling Good é da Nina Simone; se me dizem "flow", quero Go With The Flow; "sunshine" só pode ser Of Your Love. Walk Away vem acompanhada da voz do Ben Harper. Expliquei "what's in store" e I Get Along Without You Very Well grudou na minha cabeça por dias. "Tender" pode ser carne e pode ser música, depende da fome. "Aim" é o assunto com a Alison;  "I don't mind" certamente é parte de The Kids Are Alright. By The Way me provoca  alívio por não ser famosa. 
"Couch" só me faz lembrar de Last Goodbye.


Tem app pra otimizar o uso do cérebro? ¯\_(ツ)_/¯