.
.
.
.
.

segunda-feira, 28 de março de 2011

das receitas roubadas



Em algum momento do ano passado o Technicolor Kitchen, food blog da fofíssima Patrícia caiu na minha timeline, muito provavelmente pelas mãos da Lilian, mas isso não pode ser provado. A receita do post em questão era um bolo de limão com casquinha quebradiça de caramelo. Fiquei encantada com a receita, com as fotos, e com a similaridade dos nossos gostos. Tem tanta coisa com limão e maçãs, que eu passei dias, vejam bem, DIAS lendo os arquivos e tirando print das receitas que mais me interessavam - trabalho cansativo, porque, olha, era receita! Minha única dificuldade era com as receitas com limão siciliano, que não é a coisa mais fácil de achar por aqui, então me passavam vontade.
Essa semana, comprando os vegetais que deveria levar para a minha primeira aula prática na faculdade, dei de cara com umas bandejinhas de limão siciliano, também conhecido aqui em casa como limão do pitoco oblíquo ou limão de desenho animado. Não tive dúvida, comprei e vim pra casa pensando nos bolos que poderia preparar com eles.
Havia um compromisso no domingo à tarde e eu prometera cupcakes aos envolvidos. Bolo de limão it is! Ia preparar uma versão desse bolo aqui, o todo-dia da minha casa, mas no meio do caminho tinha uma pedra lembrei da primeira receita que vi no TK, observei que eu tinha ingredientes para fazê-lo e mandei bala.
As alterações que fiz foram na calda de limão e no caramelo, porque eu não tinha cremor tártaro em casa, além de ter colocado um bocadinho de baunilha na massa.

Agora é a hora em que você coloca o Diorama pra tocar.

Para o bolo:
2 ¾ xícaras (385g) de farinha de trigo;
1/3 xícara (46g) de farinha para bolos [de cada xícara de farinha de trigo, retire duas colheres de sopa e acrescente duas colheres de amido de milho];
½ colher (chá) de fermento em pó;
½ colher (chá) de bicarbonato de sódio;
¾ colher (chá) de sal;
1 xícara (226g) de manteiga sem sal, em temperatura ambiente;
2 xícaras (400g) de açúcar refinado [usei de confeiteiro, porque o refinado acabou];
raspas da casca de 2 limões sicilianos;
2 colheres (sopa) de suco de limão siciliano;
4 ovos grandes;
1 xícara menos 2 colheres (sopa) de buttermilk – misture bem antes de usar;
1 colher de sobremesa de essência de baunilha.

Para a calda de limão eu me baseei nessa outra receita, só que como queria beeem azedinha, aumentei o limão:
4 colheres de suco de limão siciliano + raspas para decorar;
4 colheres de suco de limão taiti + raspas para decorar;
2/3 de xícara de açúcar de confeiteiro.

E ainda a caldinha de caramelo:
1 xícara de acúcar refinado [usei cristal, porque é o que costumo usar, mesmo];
2 colheres [sopa] de água.

Coloca Tuna In The Brine pra tocar e o forno pra aquecer em 180° C enquanto unta generosamente com manteiga uma forma de furo no meio.
Peneire as farinhas, o bicarbonato e o sal numa tigela média e reserve.
Bata a manteiga na batedeira em velocidade média por 3 minutos e acrescente o açúcar em 3 adições, batendo por um minuto entre uma e outra. Ainda batendo acrescente as raspas, o suco de limão e a baunilha. Junte os ovos, um a um, batendo por 30 segundos após cada adição. Diminua a velocidade e acrescente os ingredientes secos em 3 adições e o buttermilk em duas, intercalando os dois. Comece e termine com os secos. Não se esqueça de raspar as laterais com uma espátula, pra não ficar farinha FORA da massa.
Coloque na forma preparada, dê uma alisadinha cantando Without You e leve ao forno por 55 minutos, ou até crescer. Faça o teste do palito pra garantir que tá tudo bem. 

Bolo no forno, faça a calda de limão. Essa eu fiz meio na tora. Sou péssima com esse tipo de calda, mas preciso tentar, né? O resultado foi bacana.
Coloque a água e o açúcar numa panelinha de fundo grosso e misture. Leve ao fogo baixo sem mexer e deixe começar a caramelar. Quando já existir uma textura de caramelo, mas antes de ficar dourado, COM MUITO CUIDADO coloque o suco dos limões e mexa até incorporar e apague o fogo. 
Quando o bolo estiver pronto, pincele-o com a calda e deixe esfriar completamente.

Agora, a calda de caramelo:
Mesmo procedimento da calda aí em cima, mas deixando tomar cor. =D
Gire lentamente a panela pra esfriar um pouquinho o caramelo enquanto escuta World Upon Your Shoulders e, com o bolo sobre prato de louça ou metal, cubra-o cuidadosamente com o caramelo.

 Segundo a Pati, bem mais organizada que eu, rende 16 porções. Eu diria que rende um pouquinho mais, já que coloquei metade da massa em forminhas de cupcake e metade na bundt e obtive 12 cupcakes e um bolo pequeno. Coloquei o caramelo só no "grande", porque queria cupcakes confeitados, mas não tenha dúvidas: o caramelo combina muito melhor com o bolo que só o chantilly [apesar de que aparentemente a Patrícia comeu o dela com creme. Se bem que o dela deve ser de verdade, então aposto que é melhor que o meu. =P].


Penso nas fotos do TK e quase desisto de postar as minhas.


Estou absolutamente encantada com essa receita. Meus bolos ficaram um pouquinho além do que deveriam no forno e adquiriram uma inacreditável casquinha por cima. Quando mordi o primeiro bolinho, sem calda nem caramelo, quase tive um ataque de felicidade no meio da madrugada. O bolo fica perfumado e bonito, além de super macio. Amor define.






9 comentários:

Natalia Máximo disse...

A-M-O o Technicolor Kitchen. Todo dia fico HORAS vendo as receitas, mas nunca tive vergonha na cara de botar a mão na massa.
Suas fotos estão tão lindas quanto as do TK. E, mesmo se vc não concordar, tá tudo tão apetitoso quanto!

Heitor disse...

Não comi do grande com casquinha, mas os cupcakes foram aprovadíssimos!

Patricia Scarpin disse...

Eu tô muito SI ACHANDO se ver receita do TK aqui, tão lindamente feita, e ainda por cima com Diorama de trilha sonora - meu coraçãozinho não agüenta, querida!
xx

Tati disse...

Quero agora!!! *__*

Alana Ávila disse...

sempre ponho baunilha nmo blog/cupckae de limão
ahahahahah

fiz receita de cupcake com esse limão de desenho mas usei limão normal, do quintal da minha vó :D
ficou diliçá!
fiz a cobertura só de leite cond + limão.
Fica um luxo [quando fica no ponto certo, claro xD]

p.s: vou ter que arrumar uma tabela de feriados judeus ú.u
eu e minha boca >/
ahahahahahah

Luciana Betenson disse...

Mayra, amei ver bolo aqui no Congeminemos hahahaha!
E fiquei com vontade de comer este bolo agora.
Tira foto sim, sempre, a sua tá melhor que as minhas do começo do blog. E com o tempo a gente vai pegando as manhas. Beijos,
Luciana

Anafla disse...

ai, delícia bolo de limão. sou apaixonada.

não sou das melhores na cozinha, mas vai que rola fazer, né? (:

Bjs!

Anônimo disse...

It comes as no surprise that income is extremely important when hunting unsecured personal loans with bad credit, but the degree of significance is often more than people think. Don't worry about average or bad credit score. If so, then student loan approval despite bad credit could be a hex in disguise. You'll find more information about car loans and car refinancing online within OpenRoad Lending. [url=http://fastonlinepayday.co.uk/]payday loans online [/url] pay day loans uk , #f9E

Anônimo disse...

http://www.maps.google.com/ - [url=http://www.wikipedia.org/]wiki[/url]
mail